O que é um implante dentário? Os implantes dentários são dispositivos feitos em titânio que servem para substituir a raiz do dente e dar suporte a uma prótese. Os implantes dentários contribuem para uma melhor aparência física e função mastigatória e são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes. Estes dispositivos, quando ancorados ao osso saudável, permitem uma boa estabilidade na futura dentição do paciente.
Se for necessário substituir muitos dentes, é instalado um implante para cada dente? Não necessariamente. O cirurgião-dentista irá avaliar o número de dentes que precisam ser recolocados e o tamanho da prótese, e calculará a quantidade de implantes necessária. Cada caso deve ser minuciosamente estudado e planejado.
Posso colocar a prótese imediatamente após a cirurgia? A técnica pela qual se colocam próteses imediatamente após a cirurgia, ou poucos dias depois da instalação, se chama carga imediata. As próteses utilizadas na carga imediata normalmente são temporárias e devem ser substituídas após algum tempo. Só é possível planejar a carga imediata quando o diagnóstico do cirurgião-dentista aponta uma excelente estabilidade inicial na fixação do implante ao osso e nem sempre isso é estabelecido.
É possível saber antes da cirurgia se a instalação do implante permite carga imediata ou não? Não. Em alguns casos, é possível prever logo após o exame radiográfico e o planejamento feitos pelo cirurgião-dentista. Contudo, é apenas no momento da instalação do implante que o profissional poderá dar certeza ao paciente.
Nos casos em que as próteses não são instaladas no mesmo dia, o que o paciente usa? O cirurgião-dentista faz uso de uma prótese provisória. Em algumas situações, no caso de prótese do tipo removível, o paciente poderá receber um material macio, que terá que substituir periodicamente pelo que está no interior da prótese durante o período de espera.
Quem pode fazer tratamento com implante dentário? A determinação do tratamento depende da avaliação do cirurgião-dentista, que irá determinar se o procedimento de instalação do implante apresenta algum risco à saúde e se existem fatores que possam afetar a capacidade de cicatrização dos ossos ou tecidos moles envolvidos no procedimento.